

Ficha NABCH
Necessidades
​
É por todos sabido que vivemos numa sociedade consumista algo que acarreta vários problemas, como o consumo irresponsável e o desperdício. De acordo com a PORDATA, o consumo privado em Portugal, que mede os gastos em bens e serviços por parte das fam1ias e instituições sem fins lucrativos e das administrações públicas, foi de 205.524,9 milhões de euros em 2019 e de 99.422,6 milhões em 1995[1], enquanto que um estudo do The Story of Stuff indica que atualmente consumimos o dobro do que consumíamos há cinquenta anos[2] Em consequência, é impreterível que nós, jovens, comecemos a tomar atitudes relativamente a estes aspetos, na luta por um futuro mais sustentável. Por isso, acreditamos que a nossa proposta pode ser favorável a qualquer tipo de utilizador pelo que o ajuda a praticar um consumo mais responsável, tornando-o mais sustentável, como também ajuda a dar resposta ao ponto 12 dos 17 Objetivos para um Desenvolvimento Sustentável da ONU[3,4], e ajudando assim nesta luta global.
Aproximação
​
Decidimos abordar este problema através de uma aplicação por nós concebida, a SmartStock, algo inovador nesta temática. Em parceria com a FCUP (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), desenvolvemo-la no software ’Kodular’. Com esta, o utilizador faz scan dos produtos que compra e a aplicação cria uma lista de produtos, o stock virtual desse utilizador. A partir daí o utilizador consegue monitorizar os seus produtos e respetivas quantidades, podendo ainda criar listas de compras dentro da aplicação. A génese desta assenta no princípio de consciencializar o utilizador daquilo que possui e consome. Assim, a aplicação não só torna mais fácil a tarefa de fazer a lista das compras, como também evita que o usuário consuma produtos desnecessariamente, permitindo-lhe praticar um consumo mais sustentável. A aplicação possuí ainda uma secção com alguns conselhos relacionados com a reciclagem e sustentabilidade, de modo a reforçar as práticas urgentes de um consumo sustentável.
Benefícios
​
Os benefícios do uso da nossa aplicação são bastante evidentes. Com o uso da mesma o utilizador não só está a beneficiar o planeta ao praticar um consumo mais sustentável, como também está a beneficiar economicamente pois ao estar consciente daquilo que compra e consome terá uma maior probabilidade de não adquirir produtos desnecessariamente, reduzindo assim os custos. Esta aplicação constitui também algo nunca visto na área do consumo humano pois numa só aplicação o utilizador pode acessar o seu stock de uma maneira dinâmica, podendo ver o que possuí e as respetivas quantidades, criar novas listas de compras, algo em que ter a lista dos seus produtos se revela bastante útil pois pode facilmente consultar e perceber que produtos precisa realmente de comprar, e possui ainda variadas dicas e conselhos relacionados com a reciclagem e sustentabilidade. Com isto a nossa proposta induz o utilizador a um consumo mais sustentável, que, repetimos, é algo urgente de se praticar.
​
Concorrência
​
Até agora não foi encontrada qualquer solução como a que aqui apresentamos. Em grandes superfícies comerciais já usam sistemas de leitura de códigos de barras parecidos ao que usamos para questões de inventário e de armazenamento de produtos. Contudo, algo que é inovador na nossa aplicação é tal ferramenta estar disponível ao público para uso doméstico, não propriamente direcionada para uso comercial. Para além disso, a importância da aplicação não se centra meramente em controlar quantidades e em questões de armazenamento, mas centra-se sim num problema bem maior que todos nós, a sustentabilidade. Isto destaca a originalidade da nossa aplicação pois o objetivo da mesma é ajudar a um consumo mais responsável, atingido através da consciencialização dos utilizadores à prática do mesmo, que se traduz num consumo mais sustentável, algo que apelaria a todos, principalmente a jovens, pois são aqueles que demonstram uma maior preocupação com estas questões que dominam a nossa sociedade.
​
Gancho
​
Todos temos a ganhar. Temos uma luta por um futuro mais sustentável a lutar. A SmartStock vai ajudar-te a realizares um consumo mais sustentável. Está na hora de seres Smart. SmartStock “Be Smart”.
Referências
​
[ 1 ] PORDATA. (2020). Consumo final: total, público e privado (PPS). Consultado a 18 janeiro 2022. Disponível em: https://www.pordata.pt/Europa/Consumo+final+total++p%c3%babIico+e+privado+(PPS)
[ 2 ] The Story of Stuff. (2021). The Story of Staff Project. Consultado em 18 janeiro 2022.
Disponfvel em: https://www.storvofstuff.org/
[ 3 ] ONU. (2015). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Consultado em 20 janeiro 2022. Disponível em: https://unric.org/pt/obietivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
[ 4 ] ONU. (2015). Produção e Consumo Sustentáveis. Consultado em 18 janeiro 2022. Disponível em: https://unric.org/pt/obietivo-12-producao-e-consumo-sustentaveis/
​